Pastoral da Criança comemora 15 anos de atuação no bairro João de Deus

Neste sábado (7), a Pastoral da Criança da Paróquia São João Batista, comemorou 15 anos de atuação na comunidade do João de Deus, Zona Norte de Petrolina PE.

Comemoração dos 15 anos

A celebração do aniversário contou com a presença de convidados (as), lideres, mães e  crianças acompanhadas pela pastoral, e do pároco, o Pe. Evandro Santos Batista. Segundo ele, a pastoral da criança “é uma pastoral que tem obrado milagres na vida das mães e crianças desnutridas e dá ênfase ao trabalho caridoso e social da igreja o que é muito importante dentro da realidade do João de Deus e por isso parabeniza neste quinze anos, todas(os) que fazem parte deste importante trabalho.”

Dona Maria do Socorro, avó Elizete, diz que o acompanhamento das líderes da pastoral foi fundamental para a recuperação nutricional da jovem quando criança e que a multi mistura é um complemento alimentar muito bom para qualquer criança com desnutrição.

Aparecida Costa, líder de apoio da pastoral,  fala sobre os frutos colhidos nestes quinze anos, que foi a eliminação da mortalidade, a diminuição dos casos de diarreias graves e da desnutrição infantil na comunidade, através do acompanhamento das líderes dia a dia nas residências com o complemento alimentar que é a multi-mistura. Diz ainda da importância dos (as) Agentes Comunitários de Saúde estarem comunicando casos de desnutrição infantil e gestantes, para que haja um melhor acompanhamento por parte das lideres da pastoral. Ainda relata que uma das dificuldades enfrentadas pela pastoral ainda é a falta de pessoas para acompanhar mais famílias, uma vez que a comunidade tem setores que ainda não estão totalmente cobertos e por isso são levadas a priorizar os casos mais graves de desnutrição.

As ações da pastoral da criança são: o peso mensal para controle de nutrição, visitas domiciliares uma vez ao mês, multi-mistura que é feita bimestralmente, a reunião para avaliação e repasse de dados coletados, capacitação para líderes. A multi-mistura é composta por sementes e grãos como: sementes de abóbora, melancia, amendoim e outros.