Projeto de comunicação alternativa é lançado no bairro João de Deus

A difusão da comunicação através da mídia alternativa tem unido lutas políticas, sociais e populares no enfrentamento aos mais diversos ataques à liberdade individual e coletiva do povo brasileiro.

Nesta terça-feira (3), aconteceu no bairro João de Deus, Zona Norte de Petrolina, o lançamento do projeto #SOUPERIFERIA que tem como objetivo criar uma rede de comunicadores (as) populares em comunidades periféricas do município de Petrolina, Sertão de Pernambuco.

Logo da campanha: Fernando Pereira

A ideia do projeto começou a partir da criação de um site em 2009, para divulgação das atividades de um grupo de jovens da Igreja católica (JUEC – Jovens Unidos em Cristo), do referido bairro. Com o fim do grupo de jovens, o site aos poucos foi ganhando outros conteúdos, especialmente os que abordavam temas de violação e negação dos diretos individuais e coletivos”, explicou Cicero do Carmo, idealizador do projeto.

Segue com um novo nome: Central Popular de Comunicação (CPC), esta iniciativa chamou a atenção de organizações de direitos humanos, defesa do meio ambiente, movimentos sociais, populares, por contribuir com a difusão e o fortalecimento de lutas que buscam denunciar as injustiças sociais, defender o meio ambiente, a igualdade de direitos e promover a preservação da vida, além de transformar a realidade local.

Sem recursos, mas, com muita força de vontade e apoio de amigos (as) e pessoas da própria comunidade, o projeto hoje agrega novos parceiros e entra em uma nova fase: a de extensão territorial. Mas para isto precisa construir uma proposta ainda mais elaborada, que agregue além de doadores, multiplicadores, potencializadores (as) desta ideia.

Roda de conversas na Praça da Juventude no bairro João de Deus
Imagem: Fernando Pereira

O #SOUPERIFERIA, quer além de provocar reflexões, promover autonomia e o empoderamento de pessoas comuns que vivem em situações de abandono e exclusão social.

O evento contou com a presença de profissionais da imprensa, professores, autoridades, artistas locais, comunitários (as) e organizações comunitárias.

O projeto #SOUPERIFERIA está na plataforma de financiamento público – Benfeitoria.com no seguinte endereço: https://benfeitoria.com/souperiferia e será monitorado pela Associação Popular de Cultura e Comunicação, criada para atuar na elaboração e acompanhamento de projetos.