Festival em prol do projeto #souperiferia reune artistas, profissionais da educação e comunidade em geral

Aconteceu neste domingo (3), na Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria em Petrolina – Sertão de Pernambuco, o Festival #SouPeriferia.

Fotografia: Chico Egidio

O evento foi realizado pelos coordenadores do projeto, Cicero do Carmo e Karoline Souza, com apoio de parceiros como Associação das Mulheres Rendeiras, equipe do Mandato Coletivo do vereador Gilmar Santos e artistas culturais do vale do São Francisco.

Além  de uma deliciosa feijoada, artistas se revesaram com músicas de vários estilos como MPB, Hap, Reggae e musicas eletrônicas. Dos/as artistas parceiros do projeto se apresentaram: Euri Mania e DJ Werson – P1 Happers, Maércio José – Banda Tio Zé Bá, Cidão (Desiderato), DJ Lizandra, Andrezza Santos, Rogério Leal e Fatel. Convidados e parceiros como Zezinho de Mindú presenteou em um momento celebrativo a essência da vida através da natureza, representada por uma muda da arvore Baobá (Árvore africana), como símbolo do projeto que suje na comunidade e é feito para cultivo da vida social da periferia.

Fotografia -Chico Egídio

O evento contou ainda com doações online, venda de camisas do projeto, transmissão ao vivo pela página da Rede de Comunicadores no facebook, depoimentos de apoio ao projeto feito por artistas, jornalistas e profissionais da educação.

Segundo a organização, um dos objetivos principais do evento era dar visibilidade a campanha  que é feita através de financiamento coletivo pela plataforma de arrecadação online – benfeitoria.com/souperiferia e que será encerrada dia 7 do corrente mês ás 23h, 59 mn.

A campanha que teve início no dia 15 de junho deste ano e tem como meta arrecadar R$ 10.000 para serem investidos na formação de jovens e adultos da periferia para produzir conteúdos através de vídeos, fotografias, produção de textos e outros tendo como tema transversal os direitos humanos a partir das periferias da cidade.

O projeto acontecerá em comunidades periféricas das Zonas Norte e Oeste da cidade de Petrolina e terá como facilitadores nas formações, profissionais da educação, comunicação e da imprensa.

Fotografia -Chico Egídio

Segundo apoiadores do projeto, esse é um importante instrumento de democratização da comunicação que leva à periferia empoderamento, autonomia, visibilidade de pessoas, ações e necessidades que acontecem cotidianamente nas comunidades mas que passam desperecidas por outras redes de comunicação.

A colaboração e compartilhamento da campanha de financiamento coletivo nesses próximos dias será determinante para realização do projeto, por isso convocamos todos que sonham com a democratização da comunicação a se engajarem conosco nesse movimento. Conheça o projeto , doe e compartilhe através do link:  benfeitoria.com/souperiferia.

Fotografia: Chico Egídio