Estudantes de escolas públicas da Mata Norte participam de workshop sobre frevo

Cerca de 80 estudantes de escolas públicas da região da Mata Norte de Pernambuco, participam, nesta quinta-feira, 15 de novembro, de um workshop, que traz como tema: Frevo: para aprender e ensinar. A formação, ofertada gratuitamente, acontece na Escola de Frevo Zezé Corrêa, localizada na Rua Padre Antônio Januário da Silva, número 22, distrito de Upatininga, Zona Rural do município de Aliança. O encontro, que também é destinado aos professores e para toda a comunidade, tem início a partir das 14h. Não é necessário inscrições.

A oficina, realizada dentro da programação da Mostra Canavial de Música Instrumental, promete ser um preparativo para o Carnaval 2019. A oficina será liderada pela bailarina e professora da Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), Valéria Vicente. Segundo ela, toda metodologia que será aplicada com os estudantes e a comunidade, é baseado em uma pesquisa que está publicada no livro que dá nome ao workshop.

“A ideia é repassar para os participantes, algumas técnicas que elegemos fundamentais para garantir uma boa apresentação de frevo, como preparação, aquecimento, organização muscular e prevenção de lesões. Além disso, queremos colocar às crianças, adolescentes e adultos, em contato com o pouco da história do frevo, esse ritmo tão contagiante que embala o carnaval pernambucano” afirmou entusiasmada.

Na ocasião, a orquestra de Frevo, Zezé Corrêa, formada por adolescentes e jovens, filhos de agricultores da Zona da Mata, vão fazer um som, ao vivo, com todo repertório musical ligado ao frevo.

Da página do Jornal Voz do Planalto