João de Deus: um bairro com muitas lideranças, mas abandonado pelo poder público de Petrolina!

Situado na zona norte de Petrolina, Sertão de PE, o bairro João de Deus é um dos bairros mais populosos e o segundo maior colégio eleitoral do território petrolinense.

Com 31 anos e um histórico de lutas comunitária na busca de direitos e dignidade, comunitários e comunitárias engajados nas revindicações, foram ao longo do tempo conquistando direitos importantes para a melhoria da qualidade de vida da população e isto atraiu comerciantes e pequenos  investidores em  pontos comerciais e alugueis, além de pessoas comuns que com suas economias compraram sua moradia própria a preço acessível,  já que o bairro é composto em sua maioria de famílias pobres que sobrevivem exclusivamente da fruticultura irrigada. Com diminuição de  produção  nesse meio, muitas delas, na tentativa de alcançar melhores condições de sobrevivência acabaram vendendo seus imóveis.

Mapa do bairro João de Deus, Petrolina PE. Fonte Google maps

Atualmente  o bairro João de Deus, mesmo ficando ha apenas 20 minutos do Cetro da cidade de Petrolina, ainda sofre com o descaso do poder público. Possui um transporte urbano caro e ineficiente, a maioria de suas ruas está sob chão batido, unidades de saúde com salas apertadas e insuficientes, saneamento básico precário, escolas municipal e creches não comportam a demanda de alunos e espaços públicos abandonados e sem políticas de isentivo ao esporte, lazer, cultura, e outros.

O nível de vulnerabilidade social é altíssimo e os riscos aos quais crianças e adolescentes estão submetidos são de grande relevância social. E ainda um número significativo de pessoas dependentes de álcool e outras drogas.

Várias lideranças tem surgido na comunidade, algumas até se dizem fazer parte do governo.  Mas infelizmente ainda prevalesse os interesses de grupos políticos que usam a máquina pública e cargos comissionados como moeda de troca para maquiar as verdadeiras necessidades da comunidade.

Dos problemas já destacados no bairro João de Deus acrescenta-se:

Feira livre do bairro João de Deus; Espaço desorganizado e feirantes comercializando alimentos  junto á esgotos estourados,

20/01/2019 – feira livre do João de Deus

Calçada do pátio da feira sem manutenção

Feirantes vendedores de pechinchas jogados ao relento 

 

 

Praça por traz do Cras; Sem nome, sem equipamentos, bancos quebrados, mato e lixo se acumulando, arvores sem cuidado, calçadas sem manutenção.

Praça da Juventude, rua 12; Vários equipamentos: vestiários e  mediações da quadra poliesportiva depredados.

1ª Quadra poliesportiva da rua 12; Totalmente abandonada. Mesmo com várias revindicações

Cemitério público Campo da Esperança no João de Deus; Superlotação, várias denuncias e nenhuma providencia.

Terreno público baldio ao lado do cemitério Campo da Esperança;  Acúmulo de lixo.

Av. Estevão dos Santos entulhos descartados em vias públicas.

Rua 71 lixo e entulhos acumulados. Várias denuncias e nenhuma providência por parte do poder público

Esgotos a céu aberto na rua 19 do bairro João de Deus.

Vale destacar que algumas destas revindicações foram feitas através de indicações na Câmara de vereadores mais nada foi atendido pela prefeitura de Petrolina e órgãos competentes.