Legislativo de Petrolina: disputa por liderança e vagas nas Comissões Permanentes da Câmara agita 1ª Sessão Ordinária de 2019.

Nesta terça-feira (05), apos 90 dias de recesso,a casa Plínio Amorim teve seu plenário reaberto para as atividades legislativas de 2019.

Composição da mesa diretora da Câmara de vereadores e Petrolina para o exercício de 2019 á 2020.

Na sessão, o clima era de harmonia, com cumprimentos felicitações e acolhimento. A mesa diretora. agora com nova composição, e o retorno do vereador Zé Batista da Gama que antes ocupava uma secretaria no governo de Miguel Coelho, mas por questões políticas retornou a casa.

Expectativas também por parte de lideranças que estiveram presentes a sessão:

Esperamos que nesse início dos trabalhos da câmara municipal de Petrolina,seja dado retorno em serviços as nossas comunidades da nossa cidade. Não adianta os vereadores fazerem requerimentos, indicações e o gestor não realizar as obras que sonhamos. afirmou o líder comunitário bairro Mandacaru, zona norte de Petrolina – Pedro Japão  em participação na nossa live. 

Mães de crianças com microcefalia também estiveram presentes através de convite da vereadora Maria Helena (PSB) para revindicar transporte para o deslocamento até as unidades de cuidados fisioterapêuticos das crianças.

Dos assuntos abordados um deles já sacudia os bastidores da casa Plínio Amorim e ao ser colocado e plenário quebrou um pouco o clima de harmonia entre os vereadores. O assunto chamou a tenção nas falas do vereador Gaturiano Sigano, Ronaldo Silva e Paulo Valgueiro, ao reclamar de mudança na data de votação dos representantes das comissões permanentes da Câmara.

O vereador Gaturiano Cigano chama a atenção da mesa diretora para o cumprimento do regimento interno da casa, especialmente na reunião de quarta (06) para a votação dos representantes das comissões, enquanto o vereador Ronaldo Silva reclama de perseguição a sua pessoas por não lhe aprovarem para as comissões de Finanças, Redação e Justiça e ameaça desmascarar outros vereadores que segundo ele, estão sendo usados por companheiros aliados para recusarem seu nome.

Já o vereador Paulo Valgueiro, acusa a mesa diretora de estar sedendo manipulada pelo Executivo para articular o controle do comando das comissões uma vez que em reunião ocorrida na quinta-feira (31/01) ficou determinado que a votação seria nesta segunda-feira (04/02) a qual não ocorreu, sendo adiada para a quarta-feira (06).

Afirma ainda que muitos dos que estão brigando pelas comissão não atuam como deviam. “(…) nas comissões passadas, teve comissão que no 1ª biênio não fez uma reunião se quer, teve membro de comissões que assinou parecer importante sem se quer ler. Aí agora quer fazer safadeza para participar das comissões (…)” . Promete ainda que a oposição vai estar cada vez mais coesa para atuar no combate a esse tipo de ação.

As comissões permanentes já foram alvo de discussões e cobranças em 2018, em termos de atuação, tanto por lideranças quanto por vereadores e uma das mais citadas foi a comissão de Direitos Humanos a qual é presidida pelo vereador Ozinaldo Souza (PTB).

O vereador Ozorio Siqueira (PSB) presidente da mesa diretora, afirma que não houve pressão do Executivo e que sua decisão foi baseada no direito de outros vereadores terem conhecimento da votação.

A votação para a escolha dos representantes das comissões, segundo o regimento interno, deve ser feita pelos líderes dos partidos.

Composição da atual mesa diretora da Câmara para o biênio de 2019 a 2020:

Presidente – Ozório Siqueira (PSB) – 5º mandato

1º Vice-presidente – Ronaldo Souza (PTB)

2º vice-presidente – Gilberto Melo (PR)

3º vice-presidente – Major Enfermeiro (MDB)

1º secretário – Osinaldo Souza (PTB)

2º secretário – Rodrigo Teixeira (PSC)

3º secretário – Elias Jardim (PHS)

 

Comissãoes Pemanentes da Câmara:

JUSTIÇA, REDAÇÃO E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA ,  FINANÇAS E ORÇAMENTO;

OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E NEGÓCIOS MUNICIPAIS EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE;

SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL    AGRICULTURA, INTERIOR E MEIO AMBIENTE;

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, DEFESA E PROTEÇÃO AO DIRETO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Confira as falas dos vereadores:

Publicado por CPC-Central Popular de Comunicação em Terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Live ao vivo da Câmara de vereadores de Petrolina por cpcnotícias.com